ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em testes, Agerba pensa em acabar com o pagamento em dinheiro nos ônibus metropolitanos


Uma operação teste está utilizando apenas os cartões de transporte como forma de pagamento

Agerba faz testes com o pagamento nos ônibus metropolitanos (Foto: Divulgação)
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) está realizando uma operação teste com o uso de cartões de transporte como forma exclusiva de pagamento da tarifa em certas linhas de ônibus. Com isso, existiria a possibilidade da extinção do pagamento em dinheiro nesse tipo de transporte.
De acordo com a Agerba, os testes têm o objetivo de verificar a eficiência dessa forma de cobrança, que pode ser ampliada no futuro.
A agência enviou uma nota ao site Bocão News, informando que o uso dos cartões de transporte permite comodidade e agilidade no embarque, porém, o pagamento em dinheiro continuará sendo aceito:

Confira a nota da Agerba:

O sistema metropolitano vai passar por licitação para novas linhas com frota composta por ônibus equipados com wi-fi, GPS, ar condicionado, piso tátil e validador de bilhetagem eletrônica. A integração tarifária entre os sistemas metropolitano, metroviário e urbano só é possível com o uso do cartão de acesso, que permite que o usuário pague apenas uma passagem em um intervalo de até 3h. O uso do cartão também permite mais comodidade e agilidade ao embarque, no entanto o pagamento em dinheiro continuará sendo aceito. Alguns veículos estão realizando operação teste com o uso exclusivo do cartão em linhas que reforçam a operação regular, em horários de pico, com destino aos terminais de integração.  O objetivo dos testes é avaliar a eficiência do sistema de cobrança e verificar a possibilidade de ampliação no futuro“, diz o comunicado.

Nenhum comentário