ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LAURO DE FREITAS: Antropólogo da UNB defende ampliação de cotas para pós-graduação em debate na Univerão

Da redação 
Atualizado em 19/01/2018 às 19:12
Foto: Divulgação
O debate sobre cotas para negros, índios e estudantes da rede pública e processos de descolonização da educação superior no Brasil levantou pontos importantes sobre os temas nesta quinta-feira (18), na Universidade de Verão-Univerão, em Lauro de Freitas. No auditório do Centro Panamericano de Judô (CPJ), o antropólogo José Jorge de Carvalho defendeu que o critério racial seja levado aos cursos de pós- graduação.

O catedrático, responsável pela adoção de cotas na Universidade de Brasília em 2004, reconheceu que a lei federal 12. 711/2012 "significou um avanço parcial inegável, na medida em que fez aumentar o número de estudantes negros”, mas fez fez um alerta aos colegas professores, estudantes e apoiadores das cotas. “Ao mesmo tempo que amplia o número de vagas, a lei, pelo seu formato restritivo, impede a construção de uma plena igualdade étnica no ensino superior brasileiro".

José Jorge também destacou a importância de incluir outros saberes, tradicionalmente excluídos, nas universidades brasileiras para ocasionar o que chama de descolonização acadêmica. “Na verdade, são raízes de outros países que tentamos copiar num longo processo”.

A programação da Univerão, uma iniciativa da Secretaria de Municipal de Educação (Semed), em parceria com 11 instituições do ensino superior da Bahia. acontece até o próximo domingo (21), nos espaços públicos em todos os bairros de Lauro de Freitas, quando aserá encerrada com show de Diogo Nogueira, às 20h, na Praça da Matriz.

Como parte da programação, também está sendo realizada na cidade a Feira Turística Etnica Cultural-FESTUR com oferta de oficinas, show e outras atividades que refletem a diversidade cultural do município. A FESTUR é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo. 

Neste sábado a programação será aberta com um cortejo cultural, às 8h, saindo da Praça da Matriz, seguido de uma Roda de Conversa em homenagem à Década da Afrodescendência, às 10h, na Câmara Municipal. Às 15h, uma roda de capoeira e a apresentação da Orquestra de Pandeiros, às 18h, movimentam a Praça da Matriz.

A programação da Univerão/Festur pode ser acessada no site https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/univerao.

Nenhum comentário