ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pescadores e devotos reverenciam Iemanjá na Praia de Buraquinho

Foto: Divulgação
Os fogos da alvorada deram início aos festejos em celebração a Iemanjá nesta sexta-feira (2), na Praia de Buraquinho. Balaios enfeitados e cheios de presentes para a protetora dos pescadores foram ofertados pelos terreiros de candomblé durante o Xirê, ritual de saudação aos orixás, celebrado ao som dos atabaques e com a dança das filhas e filhos de santo.
Foto: Divulgação
Divididos entre os banhos de pipoca e alfazema, os participantes da festa que desfilavam o azul e branco da orixá, dançavam e cantavam em homenagem a Dandalunda.  “Aqui em Lauro de Freitas ainda vejo a raiz da celebração, com a participação dos terreiros. A essência da religiosidade se faz presente. Moro aqui há sete anos, mas antes mesmo de me tornar cidadã do município sempre preferi reverenciar a Rainha das Águas aqui em Buraquinho”, afirmou Sonia Amorim.

Para a prefeita Moema Gramacho que acompanhou o Xirê e levou seu presente para a Mãe das Águas, hoje é um dia de pedir pela grande família que é o município de Lauro de Freitas. “Tenho orgulho de dizer que Lauro de Freitas tem trazido o resgate da origem do nosso povo. Hoje é dia do encontro das nossas tradições e dos nossos desejos de uma Lauro de Freitas melhor, uma Bahia e um Brasil de justiça social”.

Moema agradeceu aos pais e mães de santos que se reuniram para fazer essa grande homenagem a Rainha do Mar. “Esta área é um paraíso, de tão grande beleza e é aqui que oferecemos nossas rosas e perfumes para Iemanjá num dia em que estamos sendo contemplados com esse cenário com o sol maravilhoso e essa praia linda”. Este ano os terreiros Mameto Kaiala, Ilê Opô Sojú, Unzó, Tata Kavungo, Ilê Axê Oya Demim se uniram ao terreiro São Jorge Filhos da Gomeia para a celebração.

No início da tarde, a procissão de barcos para Yèyé omo ejá – nome de Iemanjá em Yorubá., as oferendas e os pedidos dos devotos de Janaína, além da beleza das rosas que enfeitavam os balaios.  Após a entrega de presentes o momento foi de cair no samba. Os grupos Samba de Jorge, Samba que Vou e Grupo Movimento animaram a parte profana do Dois de Fevereiro na Praia de Buraquinho.

A festa de Iemanjá em Lauro de Freitas é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com os terreiros de candomblé, baianas de acarajé e a Colônia de Pescadores Z – 57.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Nenhum comentário