ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LAURO DE FREITAS: Secretaria de Justiça entrega equipamentos para empreendedores do Programa Vida Melhor

Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) entrega, nesta quinta-feira (01), às 9h, equipamentos/ativos individuais para 42 empreendedores beneficiários do Programa Vida Melhor Urbano (PVMU), da Unidade de Inclusão Socioprodutiva (Unis) – Metropolitana I.

A ação acontece no Centro Social Urbano (CSU) do Bairro de Portão, em Lauro de Freitas. Na oportunidade, também serão entregues o Parecer Técnico (que avalia a necessidade do empreendedor em receber ativos) a 56 beneficiários do PVMU, cadastrados e acompanhados também pela equipe da Unis Metropolitana I.

Mais de R$ 64 mil foram investidos na compra dos equipamentos, distribuídos entre: 15 kits cabeleireiro (secador, prancha, lavatório e poltrona giratória); 15 máquinas de costura (bordar, reta, galoneira); 10 carrinhos cooler (com sombreiros); 2 tabuleiros de acarajé. Para o recebimento desses ativos, os empreendedores foram capacitados em maio do ano passado, tendo como conteúdo programático as temáticas de português e matemática, relação interpessoal, estudo de viabilidade econômica, informática, formação política e construção de identidade.


O PVMU integra o programa Vida Melhor, do Governo do Estado, e visa complementar a estratégia de proteção social a partir do apoio à ampliação da produção e da renda familiar. Os empreendedores da economia informal demandam apoio para ampliar os seus pequenos negócios (alimentação, costura, ambulantes, agricultura urbana e resíduos sólidos), fortalecendo assim, as economias dos bairros populares. É direcionado para pessoas prioritariamente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), na faixa etária de 18 a 60 anos, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, trabalhadores sem carteira assinada, autônomos sem previdência, desempregados, trabalhadores de empreendimentos populares, povos e comunidades tradicionais.

A Unis

As Unidades de Inclusão Socioprodutiva (Unis) do Vida Melhor Urbano são o primeiro serviço público de assistência técnica urbana para os empreendimentos informais no Brasil. Elas servem de ponto de apoio para os técnicos e agentes de desenvolvimento que fazem estudos de viabilidade econômica dos pequenos empreendedores individuais e familiares, além de encaminhá-los para acesso ao microcrédito e assistência técnica. Os beneficiários também podem ser contemplados com equipamentos padronizados (kits), uniforme, e disponibilidade de insumos.

Serviço:

O quê?

Entrega de equipamentos/ativos aos empreendedores individuais do Programa Vida Melhor Urbano e entrega de Parecer Técnico aos empreendedores assistidos pela equipe da Unis – Metropolitana I

Quando?

Quinta-feira (01/03), a partir das 9h

Onde?

Centro Social Urbano (CSU) do Bairro de Portão

Nenhum comentário