ÚLTIMAS NOTÍCIAS

População de Lauro de Freitas lota postos de saúde para vacinação contra gripe

Fotos: Edgard Copque
A população de Lauro de Freitas lotou as unidades de saúde do município, nesta segunda (23) e terça-feira (24), primeiros dias da Campanha de Vacinação Contra a gripe H1N1. Idosos acima de 65 anos, crianças entre 6 meses e cinco anos, gestantes e pacientes com doenças crônicas, categorias que atendem os critérios para vacinação, garantiram a imunização contra a influenza. Trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) também fazem parte do público alvo. As USF funcionam das 7 às 16h.

Lauro de Freitas está acompanhando a campanha nacional que vai até o dia 1º de junho. A meta da SESA-Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 90% da população alvo. Para o secretário de Saúde do município, Erasmo Moura, a expectativa é que a população se conscientize da necessidade da prevenção e compareça às unidades para se vacinar. “A gripe é um doença fácil de contrair, então quanto maior a cobertura da imunização mais segurança haverá para a saúde do povo de Lauro de Freitas”.

Portadora de asma (doença crônica), Gilvaneide da Mata, e o filho Eleilson de Jesus, fizeram questão de tomar a vacina logo no primeiro dia. “Temos que aproveitar a oportunidade de tomar a vacina “de graça” e não gosto de deixar para o último dia”. Mãe e filho se enquadram na categoria de grupo de comorbidade, quando há existência de doenças crônicas que se torna fator de risco quando associada com a infecção pelo vírus da influenza.

Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Aristides Tonini, destacou o esforço da SESA para atender a população. “Todas as etapas foram pensadas com muito carinho e cuidado para garantir um atendimento eficiente e atender cada um dos moradores”. Tonini alerta que a imunização desses segmentos contribui para reduzir a circulação do vírus e dessa forma proteger toda a população.

Moradora do Bairro da Paz, em Salvador, Luciene Nunes optou por vacinar os pequenos Pietro (2) e Thiago (5) na Unidade de Saúde da Família Chafariz, em Lauro de Freitas, pela facilidade. “Já morei aqui e conheço a qualidade e rapidez do atendimento. Sempre optamos por vacinar a família toda aqui”. Marinalva Pires, 68 anos, também não perdeu tempo. “Preferi vir logo para garantir minha vacina, não podemos vacilar com essas doenças”.

Dia D contra a gripe

No dia 12 de maio, acompanhando o calendário nacional, a Prefeitura de Lauro de Freitas vai realizar o Dia “D” da vacinação contra a gripe. Além das unidades de saúde, a Prefeitura vai instalar postos alternativos distribuídos em todo município para atender a população – escolas, supermercados e outros pontos de grande fluxo de pessoas. Para ter acesso a vacina é preciso apresentar documento de identificação e cartão de vacina, além de possuir as características do público alvo.






Nenhum comentário