ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Problemas em sistema nacional dificultam agendamentos na Regulação



As constantes panes no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) do SUS tem causado transtornos no agendamento de consultas e exames para os pacientes em Lauro de Freitas e em todo o país. De acordo com o coordenador da Central de Regulação do município, Alan Reis, o serviço apresenta desempenho lento nas primeiras horas da manhã culminando em quedas que causam transtornos nas marcações. “Já encaminhamos ofícios para o Ministério da Saúde e as respostas são sempre as mesmas de que o sistema entrará em manutenção para reparo, e a melhora que almejamos não acontece”, explicou.

Mensalmente, cerca de doze mil agendamentos são realizados nas regulações em Lauro de Freitas. Alan explica que medidas estratégicas como a descentralização do órgão e a ampliação da oferta de profissionais e exames foram decisivas para a diminuição em mais de 70% das filas para acessar o serviço. “Atualmente temos cinco postos de saúde que funcionam como regulação, ou seja, o usuário não precisa mais se deslocar do seu bairro para agendar em um único local, porém o déficit na agilidade do Sisreg tem sido um fator de impedimento de maiores avanços”, apontou.

Novas especialidades, como Otorrino e Gastro, foram inseridas no serviço municipal; outras, como neuro, pediatria, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e ultrassonografias tiveram ampliação da oferta em mais de 50%. “Nossa expectativa é que essa ampliação cresça ainda mais com a implantação do Hospital Metropolitano e da Policlínica Metropolitana. Hoje nosso município tem um dos menores tempos de espera para o exame de ressonância magnética. Somente de janeiro a este mês já realizamos 257 tomografias”, frisou Reis.

O atendimento da Regulação Central, localizada na Avenida Beira Rio, no Centro, é realizado das 6h até as 14h. Outros postos de saúde que também funcionam como regulação são: Unidade Antonio Carlos Rodrigues, em Areia Branca, Espaço Cidadão, na Itinga, Clinica do Idoso, Unidade Vida Nova, Irmã Dulce em Portão. Na Policlínica Professor Carlos Bastos na Vila Praiana, o serviço está em fase de implantação assim como nos postos do Parque São Paulo e São Judas na Itinga.

Nenhum comentário