ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mandela 100 anos: mundo relembra um dos maiores líderes do século 20

Da Redação
Atualizado em 18 de julho ás 14:00

O mundo celebra hoje (18) o centenário de Nelson Mandela, um dos maiores líderes do século 20.
Foto:Reprodução
O primeiro presidente negro da África do Sul, que teve papel determinante no fim do sistema de segregação racial conhecido como “apartheid”, completaria 100 anos nesta quarta-feira (18). O homem, também chamado de Madiba, que nasceu livre para correr pelos campos ao redor da cabana onde morava e que passou 27 anos atrás das grades por seu engajamento na luta contra o racismo deixou lições para a humanidade.

Várias homenagens especiais serão realizadas no mundo inteiro em memória ao centenário. Uma extensa programação foi preparada e inclui exposições, debates, iniciativas de incentivo à educação, ao voluntariado, publicação de livros, lançamento de filmes, músicas e concertos em tributo ao líder que dedicou sua vida à luta pela liberdade e abriu caminho para a consolidação da democracia no continente africano.
Luta segue viva

A trajetória de Mandela, ainda hoje, é marcada pela luta contra o preconceito racial. Ele se deu conta da brutalidade do racismo na juventude, quando já estava vivendo em Joanesburgo. Foi então que entrou para o CNA (Congresso Nacional Africano).

Para o professor de Relações Internacionais da UERJ, Maurício Santoro, a figura de Mandela continua a ser representativa na luta contra o racismo, por mais que ela tenha assumido novas formas.

Nenhum comentário