ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Concurso confirma tradição de bandas e fanfarras estudantis em Lauro de Freitas

Da Redação
Atualizado em 05/09/2018 ás 00:40

Foto:Reprodução
Emoção, alegria e empolgação. Foram os sentimentos de quem participou ou prestigiou o XIII Concurso de Bandas e Fanfarras de Lauro de Freitas, realizado neste domingo (2), no final de linha do Centro. Quinze grupos abrilhantaram a festa; oito concorreram nas quatro categorias do concurso e sete fizeram participação especial. O concurso, que atraiu um grande público, confirma a cultura das fanfarras como uma tradição no município.

As fanfarras que participaram da competição foram avaliadas nas categorias musical nível 1, musical com evolução, musical nível 3 e marcial. O grande vencedor foi a Fanfarra Municipal de Santa Inês, que obteve a maior pontuação na soma de todas as categorias. O público, que encheu as calçadas, vibrou com as coreografias das balizas e balizadores, e a harmonia dos grupos.

Foto:Reprodução
Líder da Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP) em Camaçari, José Lima também comemorou a vitória em uma das categorias. “É a primeira vez que estamos participando e já fomos vencedores na categoria musical nível 3. Fico muito feliz quando vejo que um concurso desse tem o apoio da Prefeitura. Eventos como este são muito importantes pra que a gente possa desenvolver esse trabalho com nossos jovens”.

O concurso é organizado pela ACBFFB – Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia. “Foi um grande evento, com o apoio fundamental da Prefeitura de Lauro de Freitas, que mostra o compromisso da gestão com a cultura que está viva dentro do município. Tivemos 14 corporações que passaram por aqui. Não tenho dúvidas que foi um dos melhores eventos e firmamos o compromisso para que em 2019 seja melhor ainda”, agradeceu o presidente da Associação, Luis Fernando.
Foto:Reprodução
Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos enfatiza a importância do incentivo às fanfarras no município. “Esse é um momento importante para a cultura no município, tivemos a participação de cinco fanfarras de Lauro, e uma delas, a do Alfredo Agostinho de Deus ganhou o troféu Revelação. Foi uma festa muito bonita, o público vibrou e o município vai buscar incentivar ainda mais essa tradição”.

De Lauro de Freitas ou Região Metropolitana há quem não abra mão de prestigiar o concurso. “Faço questão de assistir todos os anos, a fanfarra fez parte da minha infância”, confessou Maria Isabel, moradora do Aracuí. João Carlos, que mora em Simões Filho, parabenizou a organização do evento. “Todas as edições do concurso em Lauro de Freitas eu venho assistir. Eu adoro. É muito bem estruturado e não deve nada aos outros municípios”.

O encerramento do concurso ficou por conta da fanfarra de casa. Anfitriã da festa e tri campeã pela Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia, a Fanfarra Renovação da Bahia, do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, emocionou o publicou que só arredou o pé quando o concurso acabou. “Eu não consigo segurar as lágrimas. É muito emocionante ver jovens fazendo algo tão perfeito”, declarou a dona de casa Eliene Silva.

Foto:Reprodução
Levaram troféus de campeãs as fanfarras FANMUSI, de Santa Inês, FANDJ, de Salvador, FANPOP de Camaçari, e COBRACAM de Dias D´Ávila. Além delas, participaram a FANPRA, FAMUP e IMPERIUS de Salvador. Desfilaram como participação especial a FANCEDG de Salvador, a FAMPA de Camaçari, a FANAUSF de Simões Filho, e as FANLAP, FANCEADO e Sociedade Filarmônica Uni Sons de Lauro de Freitas, além da Renovação da Bahia que fechou as apresentações.

Nenhum comentário