ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeiro mutirão do ano reforça limpeza no bairro Miragem em Lauro de Freitas

Jornalista Laerte Santana


Foto Lucas Lins

Mais de 100 agentes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) iniciaram, nesta segunda-feira (7), o primeiro mutirão de limpeza de 2019. O bairro contemplado desta vez foi o Miragem, em Lauro de Freitas. Serviços de varrição, capinagem, roçagem, pintura de meio-fio, sacheamento e retirada de entulho estão sendo feitos nas praças das Corujas, Gileade, Jovina Rosa e em 15 ruas próximas às áreas de lazer.

Moradora há três anos do bairro Miragem, a dentista Helen Fontes aprova o mutirão de limpeza, e afirma que a localidade enfrenta problemas também com o descarte irregular de resíduos. “Costumo fazer caminhadas aqui pela Praça das Corujas. Como ela foi revitalizada, é importante a manutenção da limpeza e que a população saiba preservar”.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Renato Bras, informa que já está em andamento a instalação de um ecoponto na localidade. “O Miragem será o primeiro bairro do município a receber um ecoponto de resíduos de construção civil e podas. Recebemos muitas denúncias de descarte irregular de resíduos na região e estamos tomando medidas para resolver este problema, como conscientização e fiscalização que estão agora regulamentados por lei”, destacou Bras.

As equipes de limpeza iniciaram os serviços às sete horas da manhã desta segunda-feira (7) e darão continuidade até que todo trabalho seja concluído. De acordo com a Sesp, o mutirão é realizado no Miragem a cada dois meses, além dos serviços diários de limpeza, como recolhimento do lixo doméstico e folhas secas, trocas de sacos de lixeiras e manutenção da altura de gramados. Durante a noite desta segunda-feira (7), a Sesp fará vistoria de iluminação no bairro. 

No ano passado, além da rotina diária, vários bairros do município receberam o mutirão da SESP. Entre as localidades já contempladas estão os conjuntos do Minha Casa Minha Vida, Lindoia, Jardim Metrópole, Parque São Paulo, Jardim Tropical e áreas de Vida Nova. Os mutirões vão continuar em todo o município.

ECOPONTO – Uma nova legislação, aprovada em outubro de 2018, vai penalizar quem for flagrado ou posteriormente identificado descartando resíduo de construção civil e poda em via pública. Para o descarte de pequenos volumes a Prefeitura vai instalar ecopontos em locais estratégicas. Os equipamentos poderão receber descarte de até 0,5 metros cúbicos. Um dos locais já definidos, segundo o secretário Renato Brás, é o Miragem, um dos bairros em que ocorre o maior número de denúncias de descarte irregular no município.

Nenhum comentário