ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Funceb trás o espetáculo Mulheres Malês para o Teatro Gamboa Nova através do projeto Se Mostra Interior

Realizado pela Funceb em parceria com o Gamboa Nova, o Se Mostra Interior trará espetáculos de artes cênicas do interior do estado para Salvador de julho a dezembro

Imagem: Reprodução
Com programação diversificada, o projeto Se Mostra Interior, realizado pela Fundação do Cultural do Estado da Bahia em parceria com o Teatro Gamboa Nova, trará seis espetáculos de artes cênicas para se apresentaram durante um final de semana na capital baiana. O primeiro será “Mulheres Malês”, do Grupo Loca, com direção de Heme Costa. A peça chega aos palcos do Teatro Gamboa Nova, nos dias 27 e 28 de julho, às 19h e 17h.

“Nós queremos marcar as vozes e a luta de mulheres num lugar que foi invisibilizado, e trazer essas histórias à tona a partir da discussão racial e de gênero”, explica Heme. Para a diretora, o trabalho ganha uma força a mais no Julho das Pretas, calendário de atividades em comemoração ao dia 25 de julho, em que se comemora o dia da Mulher Negra e Latino-Americana e Caribenha.

Foi pesquisando no título “A Revolta dos Malês”, do historiador João José Reis, que Heme Costa conseguiu encontrar o nome das mulheres que estiveram presente no Levante do Rio Joanes, uma das diversas lutas que marca a grande revolta. Em 28 de fevereiro de 1814, às margens do rio, onde hoje está situado o bairro de Portão, aconteceu uma batalha em que negras e negros escravizados brigaram por sua liberdade e direito ao culto de sua religião.

Imagem:Reprodução
Estreada em 2018 no Cine Teatro Lauro de Freitas, a peça já foi apresentada no Circuito de Arte e Cultura Negra em Alagoinhas e foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria melhor espetáculo do Interior da Bahia. “Tenho uma imensa felicidade pela visibilidade que este trabalho tem tido, sobretudo por ampliar a pesquisa e a arte num contexto baiano. É também uma oportunidade para novos diálogos”, afirma Heme.

A Loca - O Grupo Loca é dirigido por Heme Costa, atriz e arte educadora, licenciada em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, onde também possui especialização em Educação em Direitos Humanos. O grupo surgiu em 2014 a partir do projeto “Na Minha Comunidade?”, em que desenvolveu outros espetáculos na cidade de Lauro de Freitas. Além de Mulheres Malês, o Loca tem em seu currículo os espetáculos “Na Minha Comunidade?” (2014/2016),  “#Tô Passada” (2015) e “Levante” (2015).

Serviço:
Se Mostra Interior – Mulheres Malês
Quando: 27 e 28 de julho de 2019. Às 19h no sábado, e às 17h no domingo
Onde: Teatro Gamboa Nova - Rua Gamboa de Cima, Largo dos Aflitos, 3, Salvador – BA
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Nenhum comentário