ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Música e alegria tomam conta do Centro no 14º Concurso de Bandas e Fanfarras

por Danilo Magalhães
Foto:Danilo Magalhães
O público que presenciou o 14º Concurso de Bandas e Fanfarras assistiu encantado as apresentações de grupos dos municípios de Salvador, Camaçari, Santo Amaro da Purificação e local. O evento ocorreu neste domingo (01), no final de linha do Centro de Lauro de Freitas. Dezessete grupos abrilhantaram a festa; doze concorreram nas quatro categorias do concurso e cinco fizeram participação especial.

As fanfarras foram avaliadas nas categorias musical nível 2, tendo a Fanecb de Salvador como campeã, musical com evolução, com a Banuni de Salvador vencedora, musical nível 3, com a Fanesva de Camaçari ganhando e a vencedora da nível 2 com evolução, a fanfarra Fandj de Salvador.

O público encheu as calçadas e aplaudiram as coreografias das balizas e balizadores, e a harmonia dos grupos. “Incentivar esse tipo de arte ajuda no contraponto à violência, é uma cultura de paz, de inclusão através da música e que incentiva nossos estudantes a buscarem o caminho da arte e não das drogas”, enfatiza a prefeita Moema Gramacho. 

As cinco fanfarras composta por alunos da rede municipal e estadual de ensino de Lauro de Freitas por estarem sediando o evento realizaram apresentações especiais. “Além de trazer um pouco de cultura para nossa população, o concurso ajuda a incentivar nossos jovens a entrarem no munda da arte”, explica Lucas Alexandre, membro da ACBFFB – Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia, responsável pela realização do evento, com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT).

Para Dona Joana Maria, foi um domingo diferente. “Trouxe meus dois netos para assistirem uma apresentação diferente, com muita música, dança, animação e sem violência”, comemorou. A Fanfarra Renovação da Bahia, de Lauro de Freitas, é Tricampeã baiana e única participante do município no concurso.
Agenda para as próximas etapas:

07/07/19 - Cipó

17/08/19 - Guanambi

01/09/19 - Lauro de Freitas

15/09/19 - Dias D'Ávila

29/09/19 - São Francisco do Conde

20/10/19 - Catu

27/10/19 - Candeias

10/11/19 - Nazaré das Farinhas

17/11/19 - Ilha de Itaparica

08/12/19 - Vila de Abrantes – Camaçari (Final)  

Nenhum comentário