ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Afinal, quais são as causas da celulite?


A celulite se manifesta pela presença de pele com aspecto irregular, em casca de laranja. Não é um problema de saúde grave, mas pode afetar a autoestima.

É mais comum nas mulheres devido a maior tendência em acumular determinados tipos de gordura, principalmente nas nádegas e coxas. A celulite afeta quase 90% das mulheres depois da puberdade – mesmo as que parecem estar em boa forma.

Muito se fala sobre a celulite, mas ainda pouco se sabe sobre as suas causas. De acordo com o site da CUF, apesar de mal compreendidas, estudos indicam que entre as causas se incluem fatores hormonais (estrogénios, insulina, noradrenalina, hormonas tiroideias, prolactina); fatores genéticos; uma dieta muito rica em gordura, carboidratos, sal e pobre em fibras; o estilo de vida (ser fumador, sedentário, permanecer de pé ou sentado durante muitas horas); o vestuário muito apertado que dificulta o fluxo sanguíneo. O stress, o uso de pílula e a idade são outros fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento de celulite.

Portanto, não adianta se culpar ou gastar fortunas em cremes e tratamentos.

Nenhum comentário