ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupos de Lauro de Freitas resgatam tradições no cortejo cultural de Portão


Um verdadeiro desfile da cultura de Lauro de Freitas percorreu a rua Queira Deus, no bairro de Portão, neste domingo (17). Repletos de cores, arte, dança e ritmos, grupos tradicionais formaram o 39º cortejo da Grande Festa de Portão. A caminhada de alegria e paz foi finalizada com a lavagem da calçada da Igreja de Santo Antônio.


“São os moradores do bairro que fazem essa grande festa. Aqui temos as baianas, que são nosso patrimônio imaterial, e que efetivamente ajudam a manter a cultura e a história afrodescendente. Assim, também, como os capoeiristas e todos os grupos culturais”, expressou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.


Presente em todas as edições do cortejo, a baiana Marta Calmon, 72, espalhou muito axé com sua água de cheiro. “O grupo das baianas é um dos grandes símbolos dessa tradição. Temos a responsabilidade de manter viva a nossa história”, disse em tom de emoção. O secretário de Cultura e Turismo (SECULT), Manuel Carlos do Santos, resume o desfile como tradição e beleza.

O som e performance da Fanfarra Renovação da Bahia abriram alas do cortejo. As das baianas vieram logo atrás com seus adornos, vassouras para a lavagem e vasos de flores, seguidas de capoeiristas. A arte circense também invadiu o trajeto com o grupo Bambolê. Dançarinas do Afro Azânia, comandadas pela mestra Aidê, chamou a atenção do público ao mesmo tempo em que a percussão do bloco Chabisc passava.

Regina Santos, estava na frente da casa da sogra esperando o Bankoma, última ala a desfilar. “Todos os anos é essa alegria que você está vendo. Os moradores daqui ficam na porta das casas prestigiando o cortejo e quando todos os grupos passam, ainda seguem atrás” contou a moradora de um dos bairros mais antigo do município, Portão.

O cortejo cultural integra a programação da Grande Festa de Portão, realizada neste sábado (16) e domingo (17), pela SECULT (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas e a Comissão de Festejos de Portão.

Nenhum comentário