ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novembro Negro em Lauro de Freitas promove Encontro dos Povos de Matriz Africana no dia 14

Foto:ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Município com mais de 80% da sua população de origem afrodescendente, Lauro de Freitas abre no próximo dia 14 (quinta-feira) as comemorações ao Novembro Negro 2019, que traz como tema central “Vidas Negras: Resistência e Luta contra o Genocídio e a Intolerância Religiosa”. 

A diversificada agenda de eventos começa com o Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais e a Alvorada e Amarração dos Ojás, às 18h, no Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira, Portão, e vai até o dia 29, com Feira de Saúde do Povo de Santo.

O tema central das comemorações, uma iniciativa da Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Ações Afirmativas (SUPPIR) em parceria com a CMPIR, Fenacab e Acbanto, foi escolhido para oportunizar debates sobre os altos índices de violência contra as comunidades de matriz africana de Lauro de Freitas. 

“A ideia é que a gente possa ter um momento de reflexão sobre a luta negra para o combate ao racismo. Queremos também contemplar a cultura afro-brasileira e chamar atenção para atos racistas, que só fazem crescer em nossa cidade. O nosso objetivo é deixar claro que vidas negras, preconceito religioso e genocídio precisam ser combatidos”, destacou a coordenadora da SUPIR, Cláudia Santos.

O evento é um dos mecanismos criados pelo município para combater o racismo, além de reforçar a importância da igualdade étnica. Um dos pontos altos da programação é a 15ª Caminhada A Cor da Cidade, dia 20, feriado municipal em Lauro de Freitas.

Estão previstos ainda homenagens a personalidades, palestras, apresentações culturais, rodas de conversa com o público, oficina pedagógica, circuito de poesia, mostra de vídeo afro-visual, exposições, entre outras atividades interativas. Acompanhe programação no site www.laurodefreitas.ba.gov.br.

Nenhum comentário