ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beneficiários do Bolsa Família recebemcertificados do Programa Saber em Ação

por Jornalista Rodrigo Castro


Beneficiários do Bolsa Família recebem certificados do Programa Saber em Ação

Fotos: Edgard Copque
Os 36 primeiros beneficiários do Bolsa Família que participaram do Programa Saber em Ação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), receberam, na manhã desta quarta-feira (29), os certificados dos cursos de produção de pizzas e panetones, e informática básica.

A entrega dos certificados, no Restaurante Popular, contou com presença da prefeita Moema Gramacho, da representante do SENAC, Andrea Bonfim, e dos presidentes do Siccob Bahia (Sistema de Cooperativas de crédito do Brasil), Alexandre Cerqueira, e da Associação Comercial e Empresarial de Lauro de Freitas, Coriolano Alberto de Oliveira Filho.

O projeto é uma parceria da Prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), responsável por ministrar os cursos, e tem como objetivo principal preparar os beneficiários do Bolsa Família para o mercado de trabalho e dar autonomia. É o caso de Hudson Santos, de 17 anos, que está em busca de emprego. “Fiz o curso de informática básica para aperfeiçoar meus conhecimentos, porque estou procurando emprego como auxiliar administrativo.”

“Hoje é um dia importantíssimo para nós, porque o saber, o aprendizado, e o acesso à informação abrem portas para que os beneficiários do Bolsa Família possam ter autonomia, tendo mais oportunidades de trabalho”, destacou a secretária da SEMDESC, Huldaci Santana. Mesmo após o curso, os alunos vão continuar sendo acompanhados pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o ACESSUAS.

De acordo com a coordenadora do Cadastro Único do Bolsa Família, Geovana Landim, no caso dos empreendedores individuais outros cursos serão realizados, como o de precificação de produtos, para aprofundar os conhecimentos de quem pretende abrir um pequeno comércio, a exemplo de Débora do Santos, 22 anos, que já tem planos de vender pizzas na Itinga, bairro onde mora.

“Realmente o curso é maravilhoso, aprendi a fazer a pizza. Foi muito importante receber o certificado porque eu vou abrir um pontinho e vender minha pizza. Sempre gostei de pizza, mas eu tinha interesse em saber como faz. Agora eu já sei como tem que ser a massa, o congelamento, quanto tempo leva no forno, o molho, tudo isso nós aprendemos, e como estou desempregada, vou ganhar dinheiro com isso”, ressaltou Débora, que é mãe de dois filhos, um deles com um ano e sete meses de idade.

A prefeita Moema Gramacho agradeceu a parceria do SENAC. “Se tem uma coisa que ninguém tira da gente é o conhecimento, e cursos como estes do Saber em Ação promovem inclusão social por meio do aprendizado, dando autonomia e mais oportunidades para que os beneficiários do Bolsa Família possam competir pelas vagas oferecidas no mercado de trabalho. Agradecemos ao SENAC pela parceria, e todos que de alguma forma estão trabalhando para que este projeto seja uma realidade”.

O Projeto Saber em Ação é dividido em quatro ciclos. As turmas formadas hoje fazem parte do primeiro, que também disponibiliza o curso de vigia e porteiro, que será finalizado no mês de março. No segundo ciclo do projeto, já foi iniciado o curso de assistente administrativo e, em fevereiro, começarão a se ministrados os cursos de preparação de abará e acarajé, e de pães tradicionais e sequilhos.

Uma terceira etapa vai oferecer os cursos de cabeleireiro assistente, técnicas de manicure, produção de bombons, trufas e ovos de Páscoa, com início em março, abril e julho. No último ciclo, previsto para maio e junho, serão disponibilizadas capacitações para agente de limpeza e conservação, técnicas de confeitaria, salgados comerciais e brigadeiro gourmet.

Saiba como participar

Interessados em participar dos cursos podem se matricular no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mais próximo de sua residência com os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Menores de 18 anos, cópias dos documentos de identificação dos responsáveis e pessoais.

Nenhum comentário