ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esquema de segurança do Carnaval de Lauro de Freitas vai contar com câmeras de reconhecimento facial

por Laerte Santana

Foto:Danilo Magalhães
Com expectativa de mais de 20 mil pessoas por dia, o Carnaval do Centro de Lauro de Freitas vai contar com câmeras de reconhecimento facial interligado ao sistema de comunicações da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (19), durante reunião da Prefeitura Municipal com os comandos do Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS), da Rondesp-RMS, das 52ª e 81ª Companhias Independentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e autoridades municipais.

A reunião tratou do esquema estratégico de segurança, controle do trânsito, atendimento em saúde e limpeza no Carnaval, que vai de 21 a 24. O secretário municipal de Cultura e Turismo (SECULT), Manoel Carlos dos Santos, apresentou a programação oficial da festa. A prefeita Moema Gramacho, que abre oficialmente o Carnaval na sexta-feira com a entrega das chaves da cidade ao rei Momo, destacou o apoio da Polícia Militar e de outros órgãos. 

“Nosso planejamento é atuar de forma preventiva, coletiva e solidária. Contaremos com o empenho das secretarias que prestam serviços diretos nos festejos, e com a parceria do policiamento realizado pelos militares baianos. A temática do nosso Carnaval – Paz, Amor e Alegria – traduz o desejo do povo, das associações carnavalescas e da gestão”, considerou Moema. A prefeita de Lauro de Freitas ainda ressaltou que equipes da administração municipal estão de prontidão para qualquer situação decorrente de chuva nos dias do Carnaval.

De acordo com os comandos da PM baiana, mais de 60 policiais vão atuar por dia no Carnaval do Centro. Patrulhas com viaturas e motocicletas, guarnições especiais e mais o contingente de policiamento ostensivo ordinário estarão distribuídos ao longo dos circuitos. Ao todo cerca de 300 PMs estarão voltados a segurança do Lauro Folia. 

Postos de Comandos foram montados na Praça Martiniano Maia, além de oito postos elevados de observação, distribuídos nos locais de passagem dos blocos e concentração de público.

Mais segurança

Um efetivo de 70 agentes da Superintendência de Segurança Municipal (SSM) vai reforçar a segurança nos circuitos da folia e espaços alternativos. Segundo a SSM, o trabalho de guardas municipais soma ao sistema de videomonitoramento. 30 câmeras estão acionadas dentro do circuito que sai do final de linha do Centro até a Praça da Matriz. Outras 160 estão espalhadas em pontos estratégicos no entorno do percurso. Equipes de patrulhamento farão rondas na folia e 24 agentes salva-vidas ficarão distribuídos em dez pontos fixos nas praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho.

Trânsito

Orientações sobre mobilidade urbana serão prestadas por agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) que farão bloqueios no entorno do circuito oficial do Carnaval. O final de linha do Centro vai funcionar normalmente com saída dos ônibus para o bairro Jockey Clube. Vias públicas do bairro Praia de Ipitanga e a Avenida Luiz Tarquínio, são opções de circulação de entrada e saída para o Centro.

As vias do circuito oficial serão interditadas na sexta-feira (21), no horário de desfile das agremiações carnavalescas, reabertas no sábado durante o funcionamento do comércio e depois fechadas até a segunda (24). Agentes da SETTOP também farão controle de estacionamento de banhistas nas praias do município.

Na Estrada do Coco (BA-099), o tempo semafórico dentro da área de domínio do município será estendido para evitar engarrafamentos. A Settop orienta condutores que trafegam sentido Litoral Norte a utilizarem a Via Metropolitana. Mais de 120 mil veículos devem circular na principal avenida do município durante o Carnaval.

Limpeza

Para garantir a limpeza do circuito, agentes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) farão a varrição antes, durante e depois dos desfiles das agremiações, todos os dias. A coleta de lixo nos demais bairros da cidade permanece normalmente conforme horários. Agentes de limpeza e manutenção equipados com caminhões de transporte de grandes cargas estarão de prontidão.

Programação

A programação completa do Carnaval da Paz, Amor e Alegria, de Lauro de Freitas 2020, pode ser acessada no site oficial, (www.laurodefreitas.ba.gov.br/carnaval2020). Por lá, o internauta pode conferir todas as atrações musicais dos blocos deste ano, galeria de fotos, história do município e notícias de tudo que está rolando no Carnaval da cidade. A programação do Carnaval de Lauro de Freitas é patrocinada pelo Fundo Municipal de Cultura e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Bahiatursa.

Telefones para emergências
Guarda Municipal - 153.
SETTOP - (71) 3369 – 9983 ou 156
Alô SESP (71) 3378-8502 / (71) 3378-8500.
Corpo de Bombeiros – 193
Urgências Policiais - 190
Defesa Civil 199 ou 3288 -8628,
CIMU (71) 3369-3710

Nenhum comentário