DESTAQUE

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

"Pássarogeiros"? O que 798 canários e cardeais estavam fazendo em um carro por aplicativo na Bahia?

Creditos da foto:divulgação/PRF


Pelo menos 798 canários da terra e dois cardeais foram encontrados aprisionados em pequenas gaiolas, em condições precárias, no porta-malas de carro que trafegava na BR-242, no município de Seabra, 465 km de Salvador. O caso foi registrado no domingo (22/8).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante ocorreu durante abordagem a um veículo conduzido por um motorista de aplicativo, de 39 anos. O homem estava acompanhado de um passageiro de 49 anos e alegou que foi contratado para transportar os pássaros de Brasília (DF) para Campina Grande (PB).

O motorista contou que ganharia R$ 1.500 pelo serviço, mas não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte. Por conta disso, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e tanto o motorista como o carona irão responder na Justiça por crime contra o meio ambiente.

As aves serão encaminhadas aos cuidados do órgão ambiental INEMA de Seabra, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Elas passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.