Foto: Jailson Pinheiro |
Da Redação
Do Agora em Lauro
Na manhã de hoje (03) o Grupo Cultural e Carnavalesco Fera participou da 34° Grande Festa de Itinga. O grupo Fera tem uma história cultural de bastante relevância na Comunidade de Itinga, pois já promoveu diversos festivais dentro do bairro, mesmo quando não se tinha apoio dos órgãos públicos.
Fundado em vinte de novembro de 1994 pelo líder comunitário Hélio de Brito Pereira, mais conhecido como Semente, o Grupo Fera se mantém vivo a 23 anos resistindo e levando a sua arte sempre à frente de seu tempo, rompendo barreiras.
O grupo surgiu após uma divisão entre os líderes da equipe de gincana chamada Kão e então Semente criou o grupo cultural Fera que veio com uma proposta de ser muito mais que uma equipe de gincana e sim um grupo que passaria a lutar pelos interesses dos menos favorecidos, na busca incansável pelas melhorias do bairro de Itinga e de seus moradores.
Esse ano o grupo Fera veio fazendo uma homenagem especial em sua camisa com a foto de Negolão que era cantor e compositor do grupo e foi assassinado a dezesseis anos atrás.
Foto: Jailson Pinheiro |
Em conversa com a reportagem do site Agora em Lauro, Semente relembra com emoção do amigo Negolão e o quanto foi difícil o início do grupo, " Negolão foi um parceiro, amigo e profissional maravilhoso para todas as horas. Ele era um cara do bem e sempre estava de braços abertos para ajudar o próximo, principalmente no início do grupo pois muitas vezes não encontrávamos patrocínios para nossas ações e tirávamos de nosso próprio bolso.
Uma multidão acompanhou o desfile do grupo Fera que veio sendo puxado pela banda de samba reggae Atikum e o grupo de Hip Hop Fúria Consciente.