ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LAURO FOLIA 2020: Testes rápidos para ISTs serão realizadas durante o carnaval

por Jornalista Giovanna Reyner

ASCOM/PMLF
Durante todos os dias do Carnaval em Lauro de Freitas, os foliões poderão realizar testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o HIV/AIDS, sífilis e hepatites B e C. Os resultados saem em até 30 minutos. Dois traillers do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde estarão estacionados nos circuitos do Lauro Folia, a partir do primeiro dia da festa nesta sexta-feira (21), e seguem com os atendimentos até a segunda-feira (24), último dia do evento no Centro da cidade. 

O atendimento será realizado das 16h às 21h por uma equipe composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes de prevenção. Além disso, serão distribuídos durante todo o período da folia aproximadamente 60 mil preservativos, 15 mil lubrificantes e 500 camisinhas femininas. “É importante lembrar que essa assistência é oferecida durante todo o ano, nas 16 Unidades de Saúde da Família que temos no município, todas realizam testes rápidos para ISTs, e no CTA que é o equipamento referência. Em festas como Carnaval, a ação é intensificada”, lembrou o secretário municipal de Saúde (Sesa), Vidigal Cafezeiro. 

O coordenador do programa municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Sesa, Franklin Silva, estima que mais de dois mil testes rápidos sejam realizados durante o Lauro Folia. Ele explica que além do teste rápido convencional realizado com uma gotícula de sangue, também será realizado o teste rápido para ISTs por meio de fluido oral. “Através de uma haste coletora é extraído o fluido da gengiva e da mucosa da bochecha. Em menos de 30 minutos o resultado é revelado”, afirmou. 

Balanço – Em 2019, foram realizados no Carnaval do município cerca de 185 atendimentos e 740 testes rápidos. Seis casos de sífilis e dois de HIV foram identificados. Os pacientes foram encaminhados para o CTA, localizado na Avenida Bispo Renato Cunha, para início do acompanhamento com equipe multidisciplinar e recebimento de medicamentos.

Nenhum comentário