ÚLTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Mortalidade por Covid-19 é 2x maior em pacientes com câncer, aponta estudo

Foto: Paula Fróes/GOVBA

A mortalidade de pacientes com câncer que tiveram Covid-19 foi duas vezes maior do que a de outros doentes que se internaram em hospitais da Rede D’Or, mostrou um estudo feito pela rede.

A coluna Painel, da Folha de S. Paulo traz a informação de que um total de 1.600 pacientes com câncer em tratamento tiveram Covid-19 e foram hospitalizados em unidades da rede, que é privada, em todo o país. A mortalidade, entre eles, chegou a 4%.

Para fim de comparação, para os pacientes sem câncer a mortalidade é de 2% nos hospitais da rede. Portanto, a expectativa de sair do hospital tem sido mais alta, destacou o médico Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or, à coluna.

O especialista explica que os pacientes submetidos ao tratamento com quimioterapia têm mais chances de apresentar quadro moderado a grave da doença. Isso acontece porque alguns dos tratamentos, a exemplo do câncer hematológico, é preciso inibir o sistema imune, aumentando a vulnerabilidade a infecções, explica a matéria.

O médico ressalta que os tratamentos não podem ser adiados. “O câncer também é uma doença letal e atrasar seu tratamento diminui a probabilidade de cura”, diz Hoff.