ÚLTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Governos encomendaram 11,9 bi de vacinas em 2021; 8 bi só EUA e União Europeia

Foto: Governo de São Paulo

Pelo menos 11,6 bilhões de doses de vacina contra a Covid-19 já foram encomendadas por países do mundo neste ano, de acordo com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A entidade ressalta que o total de doses seria suficiente para imunizar contra a Covid-19 toda população mundial com 19 anos ou mais (cerca de 5 bilhões de pessoas).

Segundo a Unicef, os laboratórios têm capacidade de fabricar o que foi encomendado. A estimativa é de que as fábricas dos laboratórios e suas subcontratadas poderiam produzir 11,92 bilhões de doses neste ano (4 bilhões no primeiro semestre, outros 7,92 no segundo).

Reportagem da Folha de S. Paulo vem crescendo a cada mês o número de doses aplicadas no mundo. Por exemplo: em janeiro, eram vacinados 3,7 milhões de pessoas por dia (média móvel da quinzena) no mundo. No final de fevereiro, 5,7 milhões. No final de março, 13,2 milhões. No final de abril, 17,9 milhões. No último dia de abril, foram vacinados 22 milhões de pessoas.

Caso todas as doses já estivessem disponíveis, o restante da população adulta do mundo inteiro poderia ser vacinada em menos de seis meses, estima a matéria. Mas como as vacinas ainda não disponíveis para todo o mundo em grande escala, além de haver problemas operacionais, a desigualdade socioeconômica é um fator determinante.

Fica claro ao observar que dessas 11,6 bilhões de encomendas de doses, 4,28 bilhões são da União Europeia, 3,56 bilhões pelos Estados Unidos e 750 milhões pela União Africana. Vai sobrar vacina na Europa e nos Estados Unidos. O problema é distribuir a sobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário