DESTAQUE

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Em Santa Catarina, Leão assina memorando de entendimentos com 15 produtores de uva


Em viagem a Santa Catarina, o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, assinou o memorando de entendimentos com 13 produtores rurais de uva de Santa Catarina para implantação de polo de vitivinicultura no município de Barra, onde está sendo implantado o Polo Agroindustrial e Bioenergético. O ato ocorreu durante visita à vinícola Panceri, na cidade de Tangará, nesta quinta-feira (23/09). O grupo, que produz vinho, esteve no Vale e Médio São Francisco baiano em agosto deste ano, quando conheceu o potencial produtivo das regiões.

“Viemos conhecer de perto a produção catarinense e assinar o memorando de entendimentos para implantação de polo produtor em Barra. Nosso terroir é propício e estamos buscando fechar parcerias que façam a região prosperar. O Vale do São Francisco já é conhecido internacionalmente pela qualidade na produção de frutas, agora queremos alavancar o Médio São Francisco, que tem potencial na produção frutícola, de bioenergia e agroindustriais”, declara Leão.

O entendimento é que os produtores constituam cooperativa para produção de uva e vinho, implantem área agrícola mínima de cinco hectares por produtor destinada à plantação de uva em até dois anos, promovendo a geração de aproximadamente 225 empregos diretos na efetividade do projeto, promovendo o treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no empreendimento.

A comitiva do vice-governador esteve ainda na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde foi recebido pelo presidente da casa, o deputado estadual Mauro Nadal. Visitou ainda mais duas vinícolas, a Florete, no município de Pinheiro Preto e a Santa Augusta, na cidade de Videira.

Na sexta (24/09), o grupo irá à vinícola Villagio Grando e terá uma agenda com o grupo Cosan, empresa brasileira com negócios nas áreas de açúcar, álcool, energia, lubrificantes e logística. Já no sábado (25/09), a comitiva vai visitar a Tinturaria HJ, do ramo têxtil.

informebaiano