DESTAQUE

sábado, 2 de outubro de 2021

SEPADHIR promove encontro para fomentar serviços e parcerias para imigrantes venezuelanos


Atenta às demandas dos cerca de 600 imigrantes venezuelanos que escolheram Lauro de Freitas para viver, a Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir), promoveu, na manhã desta sexta-feira (01), encontro com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

O encontro integra uma das iniciativas adotadas pela gestão municipal para acolher os novos moradores que, em sua maioria, residem na região de Areia Branca. Recentemente, a pasta deu início a um cadastro para conhecer a realidade econômica e social e as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.

O titular da Sepadhir, Clóvis Santos, destacou que a reunião tem como objetivo assegurar direitos, além de fomentar serviços e políticas públicas para atender as necessidades específicas dessa parcela da população.

Na avaliação de Camila Sombra, associada de soluções duradouras da ACNUR, encontros como esses são de suma importância para tratar sobre as ações de mapeamento e acesso efetivo a políticas públicas. Etapas que integram um processo essencial para acolher os imigrantes. “Uma oportunidade muito produtiva de debater o tema com o poder público e a sociedade civil. Estamos à disposição para apoiar e dar todo apoio técnico necessário”, afirmou.

Jornalista: Aina Soledad
Foto: Lucas Lins