AGORA EM LAURO

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Luminárias decorativas são furtadas no Bonfim

 

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom e Ascom/Dsip-Semop

Vândalos furtaram 19 luminárias e 300 metros de fios de cobre na Baixa do Bonfim, em Salvador. Os equipamentos tinham sido instalados pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

De acordo com a Dsip, somente no primeiro semestre deste ano, o órgão gastou R$750 mil para reposição de material furtado ou manutenção de equipamentos danificados por vândalos na capital baiana, sendo que, de janeiro até este mês de julho, houve a necessidade de reposição de 1,2 mil metros de cabos, seis postes, seis novos braços de iluminação e seis luminárias de LED.

Tentando reduzir os furtos, a Prefeitura disse que utiliza diversos métodos antifurto, como: reforço dos eletrodutos com envelopamento em concreto e a caixa de passagem, buscando dificultar o acesso à fiação. Além disso, os cabos e eletrodutos são enterrados e concretados a uma profundidade maior, dificultando o vandalismo.

Soteropolitanos que quiserem denunciar o ato podem entrar em contato através do telefone 156 ou pelo portal Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br). De acordo com o Artigo 163 do Código Penal, o ato de vandalismo é crime (destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia), com pena de detenção de um a seis meses, ou multa.