AGORA EM LAURO

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Marinha alerta para fortes ventos no mar do litoral baiano e ondas maiores que o normaL

Créditos da foto: ilustrativa/Pixels

A passagem de uma frente fria poderá afetar a faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro e da Bahia, conforme o alerta divulgado pela Marinha do Brasil nesta segunda-feira (31/10). A pasta pede que os navegantes consultem sempre as redes sociais da Marinha para conferirem essas informações antes de se irem ao mar.

Entre Vitória (ES) e Arraial do Cabo (RJ), sem afetar a Bahia, haverá ventos de direção Nordeste a Norte e intensidade de até 75 km/h (40 nós) esta noite até a terça (1/11) de manhã. Já entre Arraial do Cabo (RJ) e Caravelas, no sul baiano, os ventos de direção Sudoeste a Sudeste podem adquirir intensidade de até 75 km/h (40 nós), entre a tarde de terça (1/11)° e a noite de quinta-feira (3/11) de novembro.

Os ventos também serão fortes entre as cidades baianas de Caravelas e Belmonte , com ventos de direção Sul a Sudeste. Da noite de terça (2/11) até a noite de quinta (3/11), a intensidade de pode chegar a 61 km/h (33 nós).

O mesmo sistema poderá provocar ressaca na faixa litorânea entre os estados de São Paulo e da Bahia. Entre Marataízes (ES) e Caravelas (BA), as ondas de direção Sul a Sudeste podem ter altura de 2,5 metros, entre as manhãs de terça (2/11) até sexta (4/11). Além disso, entre Ilhabela (SP) e São João da Barra (RJ), as ondas de direção Sudoeste a Sudeste podem alcançar altura de 2,5 metros.

Todos os avisos de mau tempo em vigor podem ser consultados no site da Marinha do Brasil. Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico no Facebook , e
por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema
Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR - Instituto
Rumo ao Mar.

Fonte: AON