AGORA EM LAURO

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Cerca de 100 estudantes do Integra Jovem Lauro de Freitas concluem cursos de qualificação profissional e recebem certificados

Imagem :Raphael Muller

O Programa Integra Jovem, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Lauro de Freitas (SEMDESC), realizou a cerimônia de formatura das turmas de cursos de qualificação profissional, neste sábado (19). Após cinco meses de aulas, cerca de 100 estudantes receberam certificados e estão capacitados para exercerem competências nas áreas de tecnologia da informação, segurança de alimentos, administrativo e empreendedorismo.

Na cerimônia realizada no auditório do IFBA, em Itinga, a prefeita Moema Gramacho destacou o foco das qualificações para o mundo do trabalho. “Acredito que todas e todos que fizeram os cursos aproveitaram bastante, porque é importante ver nossos jovens integrados, capacitados para o mercado de trabalho. Hoje foram 100 estudantes que receberam os certificados, mas teremos mais outras turmas, porque vamos formar cada vez mais jovens”, apontou.

O secretário da Semdesc, Tito Coelho, avalia que a primeira turma concluiu os aprendizados com sucesso. “Conseguimos desenvolver o imaginário desses jovens, com perspectiva de futuro. O curso começou de modo geral e depois foi dividido nos quatro eixos de qualificações. Já temos outra turma que iniciou a formação e daqui a seis meses estaremos formando mais 100 estudantes, e a perspectiva é que entre março e abril nós façamos a seleção para a segunda edição do programa”, disse.

Uma das jovens participantes do programa foi Jade Evangelista, 17 anos, que cursou a qualificação em administração. Ela escolheu essa área por ter identificado maiores chances no mercado de trabalho. “Desde o início, o curso foi algo bem espontâneo, participativo, com várias dinâmicas. Foi uma oportunidade que eu agarrei e estou aqui agora me formando. Como eu pretendo fazer graduação em Gestão Ambiental, esse curso em ADM vai contribuir bastante também”, avaliou.

A primeira edição do Programa Integra Jovem contou com o apoio do Edital Itaú Social 2021 e com a parceria da faculdade Unime Lauro de Freitas.