AGORA EM LAURO

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Prefeitura de Lauro de Freitas faz restauração dos monumentos históricos do Largo do Caranguejo


Os dois monumentos que simbolizam o nome e a história do Largo do Caranguejo, do bairro de Itinga, estão sendo restaurados pela Prefeitura de Lauro de Freitas. A recuperação das esculturas “Seu Caranguejo” e o “Caranguejo” ficou sob os cuidados do trabalho minucioso de Alexandre Fadini, escultor retratista do município.

A iniciativa de restaurar os monumentos faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), como explica o titular da pasta, André Pereira. “Iniciamos a partir dessa restauração das esculturas do Largo do Caranguejo um projeto de valorização e preservação de patrimônios históricos e culturais do município”.

Ainda de acordo com André, outros monumentos, como as esculturas dos orixás do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, serão recuperados pelo o mesmo restaurador contratado. “A iniciativa também busca valorizar o profissional escultor e restaurador, que é do município e possui obras monumentais espalhadas pela cidade”, complementou o secretário.

O também modelador Fadini trabalha com restauração há mais de 20 anos. Um dos exemplos de suas obras são as sereias “Mãe e Filha”, construídas com vergalhões de ferro e cimento sobre ruínas de um trecho do Rio Joanes, ao lado do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, na localização da ponte que é divisão dos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari.

Segundo Fadini, os monumentos do Largo do Caranguejo tinham bastante marcas da ação do tempo, além de riscos de atos de vândalos. Na escultura do caranguejo foi feita recuperação na fibra em uma das pernas e em uma das garras do crustáceo que estavam trincadas. Seu Caranguejo também teve um dos dedos da mão recuperado com resina e fibra.

As etapas do processo de restauração consistiram em limpeza geral e lixamento das peças, preenchimento das trincas e fissuras, pintura com tintas cores preto fosco, bronze e ouro dourado, e aplicação de resina epóxi para garantir maior durabilidade da tinta. A escultura “Seu Caranguejo” tem dois metros e dez centímetros de altura. Já o “Caranguejo" possui dimensões de dois metros de altura e dois de largura.

História

O Largo do Caranguejo foi batizado com este nome em homenagem a Antônio Pereira dos Santos, popularmente conhecido por Antônio Caranguejo por vender o crustáceo onde hoje é o Largo. Personagem da história do município, “Seu” Antônio também foi um dos criadores de uma das mais importantes festas populares do município, a Lavagem do Caranguejo.

Antônio Caranguejo faleceu aos 81 anos de idade. Era um homem simples da cultura popular, que nasceu no dia 13 de maio de 1930 em Santo Antônio de Jesus, de onde saiu ainda jovem para a capital baiana. A partir de 1953, quando deu baixa no exército, passou a vender caranguejo no Nordeste de Amaralina e, posteriormente, em Lauro de Freitas que na época ainda não era emancipada, participando assim da formação do município.

Texto Laerte Santana
Foto Raphael Muller