sexta-feira, 4 de novembro de 2022

SP: Oito alunos são expulsos de um colégio após enviarem mensagens racistas

Foto: Reprodução

Em Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo, oito alunos foram expulsos, nesta sexta-feira (4), do Colégio Visconde de Porto Seguro, após um estudante negro de 15 anos denunciar mensagens racistas, machistas, gordofóbicas e xenofóbicas em um grupo de WhatsApp. Através de nota, a unidade de ensino informou que desligou os jovens após uma apuração interna do caso. Agora, os pais dos jovens devem procurar outros colégios para os alunos se matricularem.

"Reforçamos nosso repúdio veemente a toda e qualquer forma de discriminação e preconceito, os quais afetam diretamente nossos valores fundamentais. Nesse sentido, o Colégio aplicou aos alunos envolvidos as sanções disciplinares cabíveis nos termos do Regimento Escolar, inclusive a penalidade máxima prevista, que implica seu desligamento imediato desta instituição", diz a nota.

O caso é investigado pela Polícia Civil. José Henrique Ventura, diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2 (Deinter-2), disse que os responsáveis estão sendo identificados e que pelo menos um crime foi cometido, mas outros podem ser verificados durante a investigação.

Fonte: BN