AGORA EM LAURO

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

2ª parcela do décimo terceiro deve ser paga até dia 20 de dezembro; veja dicas de como utilizá-lo de forma consciente

Na primeira parcela, o trabalhador recebe 50% do valor total do 13º salário, sem nenhum desconto. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro de cada ano

Crédito: Divulgação

O final de ano é um período conhecido pelo grande volume de gastos. Presentes de Natal, IPTU, IPVA, viagens de férias, renovação de matrícula e compra de material escolar são alguns exemplos. Nesse cenário, a décima terceira renda, também conhecida como gratificação natalina, a que pensionistas, aposentados, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada têm direito, chega como um alívio no orçamento familiar.

Instituído em 1962, o décimo terceiro salário é depositado em duas parcelas, sendo a primeira até o dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro de cada ano. Entretanto, não existe nenhuma prerrogativa legal que impeça de ser pago em uma única parcela, com dedução de Imposto de Renda, FGTS e INSS.

A professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UniFG, instituição de ensino pertencente ao Ecossistema Ânima Educação, Gracilene Mendes, ressalta a importância de não agir por impulso na hora de gastar a renda extra. Conforme explica a especialista, a gratificação deve ser entendida como uma oportunidade de investimento à curto, médio e longo prazos. “Viagens e festas devem ser custeadas, preferencialmente, com reservas designadas e planejadas anteriormente para esse fim”, completa.

Outra dica da professora é priorizar a quitação das dívidas que já possui e evitar novos débitos a partir de compras parceladas: “A pior opção é contrair dívidas parceladas. Lembre-se: você não receberá essa gratificação extra nos próximos meses”. A especialista recomenda, ainda, que os trabalhadores aproveitem para ampliar as suas reservas emergenciais e utilizem parte do dinheiro para custear as despesas de início de ano, como aquisição de materiais escolares e IPVA.

Por fim, Gracilene Mendes garante que uma escolha consciente é direcionar, se possível, o valor recebido para investimentos em renda fixa, como o Tesouro Direto e CDB (Certificado de Depósito Bancário). “São possibilidades que valem a pena conferir. Considerando o próximo ciclo político brasileiro, é importante ser prudente e investir em oportunidades mais seguras e de maior liquidez, ou seja, que permitem o resgate do dinheiro com facilidade, sem perder valor”, ressalta a professora da UniFG.

UniFG comemora 20 anos

Completando 20 anos de história em 2022, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão dos seus mais de 30 cursos de graduação, além dos programas de suas especializações e do Mestrado em Direito, o primeiro do Norte e Nordeste do Brasil. Dono de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), o Centro Universitário é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Em 2020, a UniFG começou uma parceria com a Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país, a fim de dar seguimento ao seu projeto de oferecer formação de qualidade em Guanambi e todo semiárido nordestino. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região.

Em comemoração às duas décadas de funcionamento, a UniFG está com uma série de ações até o final deste ano. A primeira delas foi o lançamento do podcast Falou, Shippou, que conta histórias de alunos, ex-alunos e colaboradores que tiveram suas vidas transformadas pela educação. A temporada de estreia tem cinco episódios e está disponível nas plataformas do Spotify e YouTube.

Ouça o podcast pelo Spotify: https://spoti.fi/3vXkSwQ

Assista ao podcast pelo YouTube: https://bit.ly/3kAUh3i

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.