AGORA EM LAURO

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Agricultura familiar lança cerveja artesanal de Mel de Cacau na capital baiana

Foto: Ascom/SDR

A cerveja artesanal Cabruca de Mel de Cacau é um dos lançamentos da agricultura familiar no segmento de bebidas. Produzida pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis (Coopessba), localizada em Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia, a cerveja está sendo comercializada na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até este domingo (18), no Parque Costa Azul, em Salvador.

A cooperativa, que aposta nesse novo produto, já tem mercado consolidado com os chocolates veganos com teor de 56, 70 e 80% de cacau, que trazem a marca Natucoa. Fazem parte do catálogo também a Cerveja Artesanal Cabruca de nibs e rapadura, chocolates frutados, com banana, cupuaçu e jaca, licor de mel de cacau, nibs e chocolate em pó.

Com uma fórmula desenvolvida especialmente para a Natucoa, a cerveja artesanal Cabruca Mel de Cacau possui amargor baixo, é leve e saborizada com o néctar que escorre do fruto do cacau, o famoso ‘mel de cacau’.

A cerveja é uma Catharina Sour, primeiro estilo brasileiro de cerveja a ser reconhecido pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), uma organização dos Estados Unidos que atua como um programa de certificações e guia de estilos de cervejas.

Segundo a presidente da Coopessba, Carine Assunção, a Cabruca de Mel de Cacau é o equilíbrio perfeito entre a mata e a praia. “Uma cerveja super refrescante que tem tudo a ver com nosso verão, com nosso calor. É cítrica e tem uma personalidade forte que dialoga com nossos produtos, que remete ao cacau do Sul da Bahia. Ao abrir a lata, você sente o aroma do mel do cacau”.

Para Carine, a expectativa é de fazer bonito na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar. “A Feira da Agricultura Familiar é uma feira que traz muitas expectativas entre nós produtores, pois é específica pra gente, que levamos toda a diversidade para a capital ver o que a Bahia produz com qualidade”.

A Feira conta com Armazéns onde estão sendo comercializados 2.293 produtos de 209 empreendimentos da agricultura familiar, de todas as regiões do estado; Praça Gastronômica; Tendas de Artesanato, Indígena e Quilombola; Espaço Kids; Cozinha Show; apresentações culturais e muito mais.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Federação Unicafes – Bahia), e conta com o apoio da Bahiatursa, Conder, secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan), e Educação (SEC).