AGORA EM LAURO

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

O que faz um farmacêutico? Confira áreas de atuação do profissional

Crédito: Divulgação

Alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia hospitalar, clínica, homeopática, veterinária e industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública; toxicologia e cosmética. Atualmente, há dezenas de especialidades e oportunidades para farmacêuticos. Não à toa, nos últimos anos, o número de interessados pela área tem crescido.

Farmacêutica e professora do curso de Farmácia da UNIFACS, Tânia Planzo afirma que o campo de atuação profissional é amplo. “A formação do farmacêutico possibilita tanto oferecer assistência ao uso de medicamentos, quanto realizar análises clínicas e toxicologias, atuar em vigilância sanitária, processos biotecnológicos, e até produzir vacinas”, exemplifica.

Para quem quer ingressar na área, a professora da UNIFACS, que integra a Ânima Educação, alerta para a importância de uma boa formação acadêmica. “É importante buscar uma instituição de ensino que ofereça um curso baseado nas diretrizes curriculares propostas pelo MEC, ofertando uma formação generalista e um aprendizado em todas as áreas da assistência farmacêutica, além de possuir corpo docente qualificado e laboratórios equipados, como é o caso da UNIFACS”, destaca a profissional.

Futuro da profissão

Tânia Planzo afirma que o futuro da área de Farmácia é esperançoso e amplo. “O país está, cada vez mais, aumentando sua população idosa e uma parcela desses indivíduos precisa de uma atenção maior, o que pode promover a participação do farmacêutico com foco nesse público. Também vale lembrar das Práticas Integrativas, totalmente reconhecidas pelo SUS, na qual o farmacêutico pode trabalhar com plantas medicinais e fitoterapia”, ressalta.

A farmacêutica frisa o avanço científico e o desenvolvimento de novas tecnologias. “Atualmente, já se fala em farmogenética, onde o desenvolvimento do fármaco passará pelo cunho genético. Além disso, teremos o avanço da prática farmacêutica no atendimento pelos consultórios, contribuindo para a assistência à saúde individual e coletiva”, pontua.

Conforme Tânia Planzo, outro grande mercado para ficar de olho é o de beleza e estética, que tem se mostrado promissor para os farmacêuticos, cujo Dia é celebrado nessa sexta-feira (20), destacando o papel destes profissionais na sociedade.

Sobre a UNIFACS

Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.