AGORA EM LAURO

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Sesab realiza a primeira reunião dos consórcios de saúde do ano de 2023


Prefeitos baianos presidentes de consórcios de saúde participaram hoje, 17, de uma reunião por meio de videoconferência, a primeira do ano de 2023, com a titular da secretaria estadual de Saúde, Roberta Santana, e o coordenador dos consórcios de saúde do Estado, Nelson Portela.

Os consórcios de saúde são estruturas jurídicas que reúnem diversas prefeituras de regiões afins para viabilizar a manutenção das policlínicas de saúde. Alguns prefeitos, como os dos municípios de Andaraí, Wilson Cardoso, e de Itapé, Naeliton Rosa Pinto, participaram presencialmente. “Recomeço os trabalhos neste novo ano com muita esperança, união e vontade de servir à minha população” enfatizou Wilson Cardoso.

Durante a reunião, vários prefeitos enfatizaram a importância dos consórcios de saúde como instrumento de gestão, porque permitem mais economia de recursos públicos e garantia de atendimento. Também ficou marcada para o próximo dia 24, a data da assembleia que vai definir os novos gestores da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FEC).

A presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde do Baixo Sul, Kitty Guimarães, destacou que “felizmente o Governo Estadual facilita essa integração e interlocução entre prefeitos.”

A secretária Roberta Santana pontuou que a união de forças cumpre o papel de viabilizar as policlínicas: “É um projeto que deu certo. A meta agora é ampliar a nossa capacidade e as políticas públicas nessa área”.