ÚLTIMAS NOTÍCIAS

sábado, 13 de maio de 2023

Mais de 170 mil mulheres se tornaram mães em 2022


Foto: Divulgação

Segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), em 2022 cerca de 175 mil mulheres tornaram-se mães. Dessas gestações nasceram mais meninos que meninas. A cada 100 nascimentos de meninas, nasceram 104 meninos. Sobre os partos, 52% deles foram normais. Referente a faixa etária das mães, 40,2% das mulheres que tiveram filhos ano passado tinham entre 20 e 29 anos; já 37,8% tinham 30 anos ou mais e 13,9% das mulheres tinham até 19 anos. Aproximadamente 1.300 mães eram menores de 14 anos.

Independente de qual seja a idade, é fundamental que as mães sintam-se acolhidas e apoiadas, pois existem mulheres que sentem que não têm capacidade de lidar com a maternidade. Daniele Nascimento de Amorim é pedagoga, tem 25 anos e há 5 teve o pequeno Arthur. Ela conta como foi a experiência no início da maternidade e o quão importante foi receber apoio dos que a cercam. "A experiência foi positiva em vários aspectos, mas após o nascimento foi um momento desafiador por ser uma vivência que não fazia parte do meu cotidiano: cuidar de alguém. Ainda assim, me senti acolhida, amada, e mimada demais principalmente por Marcelo, pai do Arthur. Tive uma gestação tranquila e cercada de amor", declarou.

A psicóloga obstétrica Geiza Dantas fala sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na maternidade. "Sempre pensamos no 'instinto materno', mas isso não existe. A mulher só aprende a ser mãe quando ela vira uma mãe. A cada dia ela vai aprendendo a lidar com seu bebê, esse vínculo vai sendo construído dia após dia. Talvez a maior dificuldade de uma mãe jovem, por exemplo, é se ela se preparou para esse momento", explicou.



*Com informações do jornal Tribuna da Bahia