quinta-feira, 25 de maio de 2023

Petrobras perde espaço no comércio de combustíveis do Nordeste para a Acelen, diz relatório

Foto: Divulgação/Acelen

O relatório da Argus Brasil Combustíveis da última terça-feira (23) indicou que a Petrobras teve um recuo significativo da participação no mercado de combustíveis no Nordeste. Segundo o documento, o recuo ocorreu em fundação da atuação da Acelen, que controla a Refinaria de Mataripe, e passou a ser a principal concorrente da estatal, tendo avanço graças aos preços mais competitivos que vem praticando.

A Argus Brasil Combustíveis é um relatório diário e exclusivo publicado em português, com um suplemento semanal em inglês, com notícias e análises sobre diesel, gasolina, etanol e biodiesel.

O relatório apontou, ainda, que a Petrobras ampliou sua participação no mercado de fornecimento de gasolina no Brasil em abril com a normalização das atividades de refino da refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul. Segundo o documento, a recuperação da produção no Sul compensou um recuo significativo da participação da empresa tanto no Centro-Oeste, como no Nordeste.

Segundo o relatório, a Petrobras foi responsável por atender 79% da demanda por gasolina A em abril, um crescimento de 3% em relação a março, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A empresa registrou um ganho em volume de 29.100m³ na região Sul, um avanço que ofuscou a queda de volume de 20.930m³ nas outras regiões brasileiras em relação ao mês anterior.