quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Prefeitura entrega rádios comunicadores que vão agilizar atendimento do Samu, em Lauro de Freitas


Prefeitura entrega rádios comunicadores que vão agilizar atendimento do Samu, em Lauro de Freitas

Com o intuito de melhorar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), entregou, na manhã desta quarta-feira (06), na sede do órgão, seis rádios comunicadores para as equipes que atendem no município. O objetivo é otimizar o tempo de espera nas chamadas de ocorrências. O rádio comunicador vai interligar a Central da Samu com as viaturas em circuito de atendimento.

O secretário da Saúde, Augusto César, explicou que a mudança ocorreu para melhor atender as ocorrências. Segundo ele, em determinados locais o sinal de celular falha e isso ocasiona na morosidade de atender ao chamado. “É importante a entrega do rádio comunicador, porque vamos dar celeridade no atendimento aos pacientes. Uma coisa é atender pelo celular, pois precisa de internet, conseguimos falar. Mas, quando não tem rede, aí temos dificuldade. Com o rádio comunicador é diferente. É um sistema integrado entre as ambulâncias e a Central automaticamente vamos ter mais celeridade. 

César explicou como vai funcionar a conexão entre Central e ambulâncias. “Em caso de ocorrência em um lado da cidade e chamado para ocorrência em outro lado, com o rádio comunicador, é feita a ligação direta com duas, três ambulâncias. Vai ser mais cômodo para os guerreiros e guerreiras do Samu, quem está pronto na base. O governo da prefeita Moema Gramacho entende o quanto é importante a aquisição dos equipamentos. Foram entregues seis e vamos aumentar cada vez mais. Assim estamos atendendo a população com mais rapidez e salvando vidas, o que é mais importante”, completou o secretário.

Para o coordenador médico do Samu, Edberig Almeida, quem ganha com a entrega dos rádios comunicadores é a população. “É um grande ganho para o município, para o serviço, pois a comunicação será por rádio operação. Temos a ciência que em algumas áreas a gente tem uma falha de sinal de celular, temos uma dificuldade de comunicação. Então, com o comunicador o contato será bem melhor. É só apertar um botão e vamos poder se comunicar com a central e com outras equipes. Isso facilita. É um ganho importante, melhora o tempo resposta, já que o método tecnológico traz um avanço e vai ser, com certeza, um elemento de ajuda no salvamento de vidas”, avaliou.